Homenagem Dia Internacional da Mulher – Estefane Oliveira, única mulher taxista de Cruzeiro do Sul

“Extraordinária”, é a avaliação dos colegas taxistas ao trabalho de Estefane

“A mulher tem que estar onde ela quiser, fazendo o que ela quiser”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia da posse, assim cumprimentou as mulheres brasileiras. “Agradeço sobretudo às queridas companheiras mulheres; se preparem porque uma de nossas conquistas será garantir que a mulher tem que fazer política, decidir o destino desse país e que a mulher tem que estar onde ela quiser, fazendo o que ela quiser”, disse.

Neste Dia Internacional da Mulher o site Voz do Norte – O Jornal do Juruá, que neste dia 15 de abril de 2024 comemora 28 anos comunicando, 20 anos na rede mundial de internet, aproveita para fazer sua homenagem as mulheres cruzeirenses e acreanas, destacando o trabalho da taxista Estefane Oliveira, que há dois anos trabalha na Praça de Táxi de Cruzeiro do Sul, sendo a única mulher do município na profissão.

“A mulher tem espaço onde ela quiser” – Estefane Oliveira, única mulher taxista de Cruzeiro do Sul 

A nossa homenageada é filha da senhora Maria Cabral de Souza e nasceu no Rio Juruá Mirim. Sua mãe teve nove filhos e ainda muito nova ficou viúva. Com o tempo ela se mudou para Cruzeiro do Sul com os filhos na esperança de garantir dias melhores e estudo para eles. Estefane chegou em Cruzeiro do Sul aos nove anos de idade e ainda na sua juventude casou e teve dois filhos.

Depois do fim do relacionamento, onde ela era dona de casa, teve que procurar uma profissão e optou por seguir a carreira de dois irmãos que eram taxistas e deram apoio para a decisão dela. Inicialmente ficou temerosa com a escolha e teve medo de possíveis assédios por ser mulher, principalmente porque teve que trabalhar a noite no táxi de seu irmão porque ela não tinha placa de táxi e começou como viração.

Viração é o taxista que não tem a placa de táxi e trabalho no carro de um taxista licenciado, que normalmente trabalham durante o dia e na parte da noite cedem o veículo para um motorista de confiança. Estefane tirou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos 21 anos e superou as expectativas negativas do início da profissão de taxista com o apoio dos irmãos e dos demais colegas taxistas que lhe deram muito apoio.

“Graças a Deus nunca sofri nenhum tipo de assédio, mesmo trabalhando a noite e transportei tanto homens quanto mulheres. Estou me sentindo muito feliz pela escolha e agora estou também trabalhando também durante o dia como assessora jurídica no escritório de advocacia da minha irmã, a Dra. Sirlei Oliveira, que trabalha na área previdenciária rural e sou muito grata a Deus e a todos que me apoiaram”, disse a taxista.

Veja a entrevista concedida pela taxista Estefane Oliveira, nossa homenageada no Dia Internacional da Mulher. Em nome dela homenageamos todas as mulheres cruzeirenses: