- Da Redação com informações Assessoria SEFAZ/AC – Fotos: Evandro Souza
“A Participação do Auditor Fiscal na Comprovação do Ilícito Penal”
A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz/AC) deu início nesta terça-feira, no auditório da Federação do Comércio da Acre (Fecomércio/AC), o “Fórum Estadual de Crimes Contra a Ordem Tributária: A Participação do Auditor Fiscal na Comprovação do Ilícito Penal”, numa parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SEAD), o Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco) e a Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (Sefaz/PB).

O Fórum, que é restrito à auditores fiscais (estaduais e municipais) e integrantes do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), será realizado durante esta terça e quarta-feira (13). No primeiro dia, depois do credenciamento e abertura do Fórum os temas abordados pelo palestrante Bruno Frade, da Sefaz/PB, serão “Representação Fiscal para Fins Penais, Lei de Crimes Contra a Ordem Tributária”, Técnicas de Auditoria Contra a Ordem Tributária e Estrutura e Funcionamento do GAESF.
Nesta quarta-feira (13), segundo dia do Fórum os temas abordados serão “Inteligência Fiscal na Auditoria Ordinária”, “Operações Especiais – Como Coletar as Provas e em seguida debates sobre os temas com o encerramento previsto para as 12:00 horas. O Fórum tem o objetivo de despertar a atuação dos auditores fiscais e integrantes do CIRA para a importância dos temas debatidos pelo palestrante que é um profissional de grande qualificação nos temas.

Natural de João Pessoa, Paraíba, o Auditor Fiscal João Frade, o palestrante, é formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e Direito, pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, com especialização em Direito Público, pela Faculdade da Bahia. Auditor Fiscal Tributário do Estado da Paraíba, concursado pela Receita Estadual desde 2006, Bruno Frade já ocupou os cargos de Supervisor de Fiscalização, Analista do Setor de Inteligência, Coordenador da Unidade de Inteligência da Receita Estadual e foi Sub-coordenador Nacional do Sistema de Inteligência Fiscal. Antes de assumir pela primeira vez a Secretaria Executiva da Fazenda Estadual, Bruno Frade havia ocupado a Coordenação da Assessoria Técnica Tributária (CATT), da Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba.

Secretário Amarísio Freitas destaca importância do Fórum



